C O M U N I C A D O

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

 

Tendo em vista a suspensão das aulas presenciais em função do isolamento social causado pela Covid-19, a forma de procedimentos para o depósito e defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) sofrerão algumas alterações. A saber:

DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (Projetos e Monografias) deverão ser enviados em formato PDF, para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., com prazo limite dia 23 de novembro para a entrega das Monografias, e dia 27 de novembro para entrega dos Projetos. No “corpo” do e-mail o aluno deverá informar seu nome completo, registro acadêmico e número de telefone de contato (ex.: João da Silva – R.A. 1234 – Tel. (38) 3456.7890).

As defesas serão realizadas entre os dias 14/12/2020 a 18/12/2020, de maneira remota, através da plataforma Google Classroom/Meet, conforme agenda de apresentações a ser divulgada pelo Colegiado dos Cursos.

As bancas examinadoras serão compostas por 2 (dois) professores: o orientador e um professor convidado indicado pelo Colegiado, observada, sempre que possível, a aderência ao tema e a disponibilidade de horários.

Caberá ao professor orientador a preparação da sala virtual para a defesa de seu orientando. Para tanto, deverá criar o evento na plataforma Google Classroom incluindo seu orientando bem como o professor convidado no evento. O link da sala de reunião deverá ser enviado para o e-mail do aluno e do professor convidado até 10 minutos antes do evento, para que ambos possam acessar a sala no dia e horário pré-determinados.

 

DA DEFESA

Aberta a sessão, o aluno terá 15 minutos para exposição do seu trabalho. O aluno deverá fazer o compartilhamento de sua tela para que os membros da banca possam acompanhar sua apresentação (em PowerPoint). Após a apresentação será dada a palavra ao membro convidado da banca, que terá até 5 minutos para fazer suas considerações (formular perguntas, fazer sugestões), sendo concedido ao aluno igual espaço de tempo para responder aos questionamentos.

Ao término dos pronunciamentos o orientador e o professor convidado farão as deliberações, em particular. Neste momento o aluno será convidado a se retirar da sala (permanecendo off-line) até que sejam feitas as deliberações e atribuição da nota, que, na sequência, será comunicada ao aluno, mediante convocação para retorno à sala.

Será considerado aprovado o acadêmico que obtiver nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos. A decisão da banca examinadora é soberana e , portanto, não caberá pedido de reconsideração ou revisão das notas atribuídas à monografia, sendo a reprovação, no caso em que ocorrer, definitiva.

O parecer da banca examinadora será registrado em ata elaborada pela Secretaria Acadêmica e deverá ser assinada quando do retorno das atividades presenciais.

Caso seja constatado plágio na monografia, no momento da defesa será atribuída nota zero ao aluno, dando-o por reprovado, cabendo ao orientador informar o fato ao Colegiado para que instaure o respectivo procedimento administrativo.

Curvelo, 17 de novembro de 2020.

Colegiado dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis.

 

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