Bolsas de Estudo

Consulta ao Acervo

TIPOS DE CONSULTAS ATRAVÉS DO SITE

É possível realizar a consulta ao acervo nas seguintes modalidades:

Consulta direcionada: Permite ao usuário consultar o acervo usando campos específicos da base de dados, tais como autor, título, assunto.

Consulta aquisições: Lista as aquisições, no caso do acervo geral, e as entradas recentes da biblioteca, por mês ou ano e de acordo com a base de dados.

Consulta avançada: Permite ao usuário recuperar palavras indicadas em qualquer campo indexado das bases de dados.

Área do Usuário: Usuários em situação regular podem acessar sua área para renovar materiais, alterar senha, verificar reservas, etc.

Biblioteca Virtual: Novos recursos da FAC através de sua própria Biblioteca Virtual com Acervos Eletrônicos em geral. Seleção de documentos, temas, periódicos e sites de interesse da IES.

 

Dicas de Consulta.

Dicas de Consultas

Sobre Formatos: O formato “Detalhar simplificado” exibe informações do empréstimo e o sumário de periódicos recuperados e ainda destaca as palavras consultadas.

Nos demais formatos, a listagem é mais visual e simplificada, mas também é possível ver todos os dados do material através de link específico (embora não haja palavras a destacar).

Use os operadores E, OU, NAO nas pesquisas para restringir ou expandir os resultados recuperados (podem ser usados também os respectivos inglês AND, OR, NOT ou os booleanos ISIS *, +, ^ ).

Caso você não coloque um operador entre as palavras de busca, o sistema automaticamente assume um AND lógico.

Quanto mais palavras você digitar, mais preciso será o resultado; inversamente, quanto menos palavras forem digitadas, mais registros serão recuperados. Isto se deve à restrição lógica de que todas as palavras digitadas deverão estar presentes nos documentos recuperados (a menos que você use o operador OR).

Ao pesquisar, ignore os símbolos existentes nos campos de autor, título, assunto, tais como aspas, apóstrofos, sinal de mais, menos, asterisco, etc. O sistema indexa apenas palavras.

A ordem das palavras só interfere nos resultados da pesquisa caso se use operadores específicos entre as mesmas. Exemplo: direito E civil OU família restringe a busca aos materiais de direito e civil ou qualquer material (inclusive que não seja direito) tenha a palavra família. Já a pesquisa direito E [civil ou família] busca qualquer direito desde que seja civil ou família.

No resultado, a sigla indicada como Tipo de Material estará no topo de cada item recuperado e o número de ocorrências da(s) palavra(s) pesquisada(s) no canto direito.

Como solicitar o material ?

Após realizar uma pesquisa e identificação do material do seu interesse você pode vir até a Biblioteca e realizar o empréstimo do material.

Ao receber o material assine a ficha de controle, devolvendo a mesma de imediato à Biblioteca. Observe a data de devolução para não ficar suspenso do sistema de empréstimo - veja o Regulamento - e para não prejudicar outros usuários.

Para outras informações, entre em contato através do nosso contato on-line.

Regulamento

Dos Usuários

A Biblioteca tem como finalidade atender alunos, professores e à comunidade em geral.

Das aquisições

São de responsabilidade dos professores, coordenador, diretora e bibliotecária, a indicação de livros, revistas, DVD, etc., para aquisição.

Do horário de funcionamento
De 2ª a 6ª feira das 13:00 às 22:20 horas. E nos sábados letivos.

Ao Acesso
Ao entrar na Biblioteca o usuário deve deixar seus objetos, tais como: livros, pastas, sacolas, bolsas, jornais, revistas e apostilas no Guarda-volumes.
O guarda volumes somente pode ser utilizado pelos usuários enquanto permanecerem no recinto da Biblioteca.

Do Empréstimo.
O empréstimo domiciliar é permitido somente aos inscritos na biblioteca. É permitida a inscrição de: professores, alunos, e funcionários da Instituição.
O empréstimo é individual, intransferível e de total responsabilidade do usuário.
Os documentos disponíveis para empréstimo, a quantidade, o prazo, diferem de acordo com a categoria de usuários, sendo

Tipo de

Documento

Quantidade

Empréstimos

Prazo de

Empréstimos

 

Professores

Alunos

Funcionários

Pós Graduação

Ex-Alunos

Alunos

7º e 8º PER/

Professores

Alunos/

Funcionários/ Ex Alunos

Pós Graduação

Livros

6

3

1

5

15 dias

7 dias

14 dias

CD-ROM

2

1

1

1

2 dias

2 dias

2 dias

DVD/VHS

2

1

1

1

2 dias

2 dias

2 dias

Não é permitido o empréstimo domiciliar dos seguintes documentos: periódicos, obras de referência, obras raras, documentos identificados com uma tarja cinza na etiqueta de lombada, jornais, monografias e relatórios final de estágio.

Em caso de perda, extravio (estando subentendido roubo, furto ou qualquer outro tipo de apropriação) e qualquer dano físico constatado no material, o usuário se responsabilizará em repor exemplar idêntico. Não sendo possível, o usuário deve repor, conforme indicação do Bibliotecário responsável.

Da renovação:
A renovação será permitida desde que:
Não haja reserva do documento por outro usuário;
A renovação ocorra dentro do prazo de vencimento;
O usuário não esteja suspenso.

A renovação deve ser feita pessoalmente, de posse do exemplar emprestado, sendo vedado à concretização por telefone ou por terceiros, também pode ser efetuada, pela internet, no site da faculdade (www.fac.br).

Renovação de material on-line:

Biblioteca/Área de usuário
Login- 00000+RA
Senha- CPF (completo)
Obs.1 Lembrando que, são permitidas somente três renovações consecutivas, a próxima deve ser no balcão da biblioteca.
Obs2. Em nenhuma hipótese a biblioteca aceitará a inacessibilidade ou inoperabilidade do ambiente como justificativa de não entrega de material. Por isso, renove seus livros com antecedência

Da reserva.
Caso a obra desejada estiver emprestada, o usuário poderá solicitar reserva da mesma.
A reserva deve ser feita pessoalmente no balcão de atendimento da biblioteca, e no site da faculdade (www.fac.br).

Das penalidades
O atraso na devolução do documento emprestado acarretará em cobrança de multa, por dia corrido de atraso, incluindo sábado, domingo e feriado; Por exemplar.

Ocorrendo atraso na devolução do material retirado por empréstimo, o leitor ficará impedido de efetuar novos empréstimos e renovações, estando automaticamente suspenso;

A suspensão corresponde ao dobro do período do atraso, a partir da data da devolução;

Disposições gerais e transitórias
Os livros deverão ser devolvidos exclusivamente à Biblioteca, não tendo nenhum outro órgão de apoio administrativo, autorização para recebê-los.
Não é permitido nas dependências da biblioteca: comer, beber, ingressar com trajes inadequados, usar celular.


TODO MATERIAL RETIRADO DAS ESTANTES DEVERÁ, SER DEIXADO SOBRE AS MESAS. GENTILEZA NÃO RETORNÁ-LOS ÀS ESTANTES.

Exige-se SILÊNCIO na biblioteca.