Projeto de Extensão

Formação no Projeto de Extensão: “Prevenção a violência doméstica e familiar”.

Os alunos do 6º período do curso de direito da FAC estão desenvolvendo o Projeto de Extensão “Prevenção a Violência Doméstica e Familiar”. O Projeto tem o objetivo de prevenir e combater a ocorrência ou o agravamento da violência doméstica e familiar contra mulheres.
A primeira parte do Projeto consiste na formação dos alunos sobre a temática abordada. Assim, no mês de agosto, os extensionistas tiveram a oportunidade de revisarem a Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, com o professor e advogado criminalista Waldir Miguel dos Santos Júnior. O palestrante abordou o conceito e as formas de violência doméstica contra a mulher, a assistência que é dada à vítima, as medidas protetivas de urgência e os meios de punir o agressor.
Também, os extensionistas participaram da palestra proferida pela cabo Mendes e pelo sargento Leal integrantes da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica. A Patrulha presta serviço de proteção à vítima e procura desestimular qualquer tipo de agressão no ambiente domiciliar. Os palestrantes esclareceram sobre o procedimento e as providências legais que são realizadas pela autoridade policial quando tomam conhecimento da ocorrência de violência. Mencionaram ainda a necessidade de um tratamento humanizado no acolhimento da mulher bem como da educação como instrumento de transformação social.
As palestras foram excelentes para o processo de formação da extensão por darem embasamento teórico e prático a respeito da violência que diariamente as mulheres têm sofrido em seus lares.