Junho: Mês do meio ambiente

A Faculdade Arquidiocesana de Curvelo é comprometida com a preservação do meio ambiente e com o crescimento sustentável da cidade. E, devido a sua responsabilidade ambiental, a FAC busca constantemente promover ações de educação ambiental. A Faculdade é parceira do Colmeia que é um Coletivo Local de Meio Ambiente que faz parte do Programa Pró Mananciais da Copasa e da Arpa (Associação Regional de Proteção Ambiental).

O mês de junho é dedicado ao Meio Ambiente. Mês para lembrar da importância da sua preservação e do uso dos seus recursos de forma responsável e consciente. Por isso, deve-se falar em mês do meio ambiente e não apenas dia 05 de junho. Na verdade, cuidar do meio ambiente deve ser durante todo o ano. A escolha do dia 05 de junho é devido à Conferência de Estocolmo que colocou questões ambientais na pauta de discussões.

No ano de 2022 a FAC está desenvolvendo o Projeto de Extensão “De Olho no Óleo” onde o objetivo é fazer uma campanha nas escolas e em toda cidade para o recolhimento do óleo de cozinha usado. Esse óleo quando despejado incorretamente no ralo da pia ou mesmo nos vasos sanitários causam contaminação do meio ambiente, atrai pragas e levam o entupimento das redes de esgoto. Assim, a ARPA procura dar a correta destinação desse resíduo de forma ecológica.
Dessa forma, os alunos do 1º módulo do curso de Direito têm desenvolvido esse projeto nas escolas particulares da cidade de Curvelo e realizou uma visita também a duas escolas na cidade de Corinto. O intuito é abranger as escolas estaduais e municipais da cidade.

Acreditamos que a consciência de um meio ambiente ecologicamente equilibrado começa na educação. É preciso unir esforços para que as futuras gerações tenham acesso a esse direito fundamental.