Conhecer para preservar
Alunos da FAC estão desenvolvendo projeto de educação patrimonial
O projeto de extensão intitulado “Consciência Patrimonial: Conhecer para preservar” – desenvolvido pelos alunos do segundo período do curso de Direito e coordenado pelos professores Gleice Barral e Filipe Cesar Lopes – é fruto de uma parceria entre a FAC e o Departamento de Cultura e Patrimônio de Curvelo.
Ao Município de Curvelo – por disposição constitucional (art. 126 c/c art. 30) foi dada a atribuição de promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local.
A Secretaria Municipal de Cultura, no exercício de suas atribuições, já desenvolve políticas de “educação patrimonial” direcionadas às escolas públicas municipais quais buscam despertar na população a conscientização, apropriação e valorização do patrimônio cultural.
Todavia, verifica-se que não obstante as políticas de conscientização e preservação já desenvolvidas na busca da preservação do patrimônio, muitos munícipes não têm conhecimento acerca de quais bens compõem esse patrimônio cultural, consciência sobre o valor histórico, artístico e sociológico que representam e importância de sua preservação.
Tendo em vista o compromisso da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo com a comunidade local, seus objetivos institucionais, bem como, as diretrizes da Resolução MEC n. 7/2018, qual busca ampliar o espaço da sala de aula e promover a interação transformadora da faculdade com outros setores da sociedade, é que se apresenta e se faz importante o referido projeto que busca alinhar conhecimento, a conscientização e a interação entre alunos do curso de direito, sociedade e os bens que demandam proteção coletiva. Isso porque, a preservação do patrimônio cultural, artístico e histórico é dever de todos os cidadãos.
Nas palavras de Aloisio Magalhães “a comunidade é a melhor guardiã do patrimônio”. Todavia, “só se protege o que se ama, só se ama o que se conhece” (MAGALHÃES, 1997).
Sob essa perspectiva, o projeto busca divulgar e aproximar a população do patrimônio cultural, histórico e artístico de Curvelo promovendo a conscientização da sociedade sobre a importância e necessidade de sua preservação, trabalhando a reafirmação da máxima proposta pelo referido autor de que “é preciso conhecer para preservar”.
