Projetos de Extensão

O curso de Direito da FAC, desde o primeiro semestre de 2020, já vem cumprindo a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que determina que a Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e deve compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil.
Assim, no primeiro semestre de 2021, além das atividades que fazem parte do calendário semestral, os alunos do 1º e 3º períodos do curso de Direito desenvolveram 3 projetos de extensão.
A turma do 1º período, sob a coordenação da professora Leana Mello, desenvolveu o Projeto “Educação no Trânsito” e “Educação Ambiental”, onde levou em consideração que no mês do maio discutia-se o respeito e responsabilidade no trânsito e no mês de junho o meio ambiente e sua proteção.
Os alunos realizaram cartilhas, lives com as temáticas e semanalmente foram na rádio Centrominas para abordarem os principais pontos a serem observados por motoristas, ciclistas e pedestres para um trânsito mais seguro e sobre as formas de proteção e conservação do meio ambiente.
Já a turma do 3º período, desenvolveu com a professora Erika Caetano, o Projeto “Os direitos de cidadania: da construção do conceito à busca de sua efetivação”, onde o público alvo foram os alunos do Ensino Médio e Curso Técnico das Escolas Estaduais de Curvelo e Região. A finalidade foi demonstrar para esses jovens a importância dos direitos de cidadania e sua participação concreta no exercício destes direitos para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. O projeto buscou incentivar os jovens na participação ativa da vida política além de fazer com que tenham engajamento na defesa dos direitos de cidadania.
As oficinas aconteceram pela plataforma do google meet e contou com a participação de alunos, professores e diretores das escolas estaduais de Curvelo e seu entorno.
A coordenação de extensão parabeniza os professores e alunos envolvidos nos Projetos de Extensão. A extensão da FAC vai além da sala de aula e promove a interação entre a faculdade e a sociedade. Os projetos contribuíram para o conhecimento do aluno e geraram impactos sociais pois visaram o desenvolvimento da cidadania, a responsabilidade em relação ao meio ambiente e ao trânsito.