8 de Março: dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher.

Essa comemoração surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, devido a luta das mulheres que buscavam o direito ao voto e melhores condições de vida, uma vez que recebiam baixos salários, sofriam discriminação de gênero e tinham jornadas de trabalho extensas.

A Organização das Nações Unidas instituiu, no ano de 1975, a data 08 de março como Dia Internacional.

Mais de 100 países utilizam essa data para comemorar e protestar por mais igualdade, respeito e garantia de direitos.

O Dia Internacional da Mulher não é um dia apenas para comemorar com flores e presentes, mas de, principalmente, relembrar e refletir a história de luta das mulheres por igualdade de direitos e de gênero.

Muitos direitos já foram conquistados, dentre eles podemos citar o direito ao voto, a Lei do Divórcio, Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio, todavia, a luta deve ser constante e não acabou.

Ainda existe muita discriminação e preconceito contra a mulher e diariamente são noticiados casos de violência de gênero.

A mudança para valorizar a mulher e efetivar direitos não é só legislativa, sendo necessário uma transformação na política, no mercado de trabalho, na educação, na economia, nas relações familiares e sociais. É preciso ainda uma transformação na cultura, no pensamento e nos valores de cada cidadão.

Essa luta não é só delas mas de todos nós!

Feliz Dia da Mulher!